terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Filhós do Nordeste Algarvio

By the Way... É tradição da minha família paterna, fazer filhoses no dia 24. Desde que me lembro, o dia 24 foi sempre passado a amassar, estender e cortar a massa para depois fritar de um modo especial que dá esta forma às filhoses, diferenciando-se das tradicionais filhoses. 
Depois de fritas passo por uma calda, que não vou dar a receita pois é de família, que as tornam gulosas e deliciosas.

Aprendi esta receita com a minha avó linda :)




Ingredientes para a massa:
4 ovos ;
farinha até os ovos aceitarem ;
azeite q.b. (eu utilizo uma caneca);
sumo de laranja q.b. (caneca igual à do azeite, com menos sumo do que azeite) ;

Preparação:
Partem-se os ovos numa tijela e deita-se farinha até os ovos aceitarem. Envolve-se tudo, formando uma bola.
Deita-se um pouco de azeite e amassa-se até este ser absorvido.
Junta-se um pouco de sumo de laranja, (menos quantidade que o azeite) e volta-se a amassar até desaparecer o sumo.
Continua-se amassando, alternando com azeite e sumo até a massa ficar tenra e convenientemente ligada para se poder estender bem fina sem partir. (NOTA: Começa-se a amassar com azeite e termina-se com azeite).
Leva-se o óleo ao lume e deixa-se aquecer bem.
Tiram-se pequenas bolas de massa e estendem-se muito finas com o rolo e a tábua ou pedra untada com azeite; esta operação deve fazer-se sempre que se estende massa.
Depois de estendida leva-se ao óleo bem quente e com a ajuda de uma colher de pau, utilizando o cabo, faz-se uma pequena pressão ao centro da massa para lhe dar forma de flor.

Calda: Existem muitas variantes para a calda e a minha é segredo de família :) 

2 comentários:

  1. Bem... que aspeto delicioso!!! Fiquei com vontade de experimentar. Mesmo!!
    Beijocas e BOM ANO NOVO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Modéstia à parte :) são deliciosas :) todos os que provam deliciam-se.
      Tenho sempre de fazer mais a contar com os amigos/família, que pedem mais umas filhoses :)
      Beijinhos e que este ano seja melhor do que ano passado, mesmo que o 2014 tenha sido bom :)

      Eliminar